sexta-feira, abril 03, 2015

O CIRCO BORBOLETA


 
      O curta metragem “ O Circo das Borboletas” nos mostra a história de Will, um homem sem pernas e sem braços, que inicialmente era uma das atrações de um circo que se preocupava em exibir atrações nas quais as deficiências das pessoas eram tidas como aberrações da natureza.
      Certo dia o apresentador do Circo Borboleta, Mendez, foi assistir as exibições do circo que focava nas deficiências e conheceu Will, aproximou-se dele e a reação do mesmo foi agressiva, mas a partir daí, do olhar profundo de Mendez, a vida de Will mudou completamente.
      A metáfora da Borboleta, que passa da condição de lagarta para a de uma bela borboleta, livre, colorida cabe perfeitamente à trajetória de Will, que com sua condição sentia-se um rejeitado e coitado, tinha certa piedade de si mesmo. Mendez lhe mostrou a importância de se “ver a beleza que pode surgir das cinzas” e que “quanto maior for a luta, maior será o sucesso”. A partir do momento que Will passa a olhar para as possibilidades, para o lado positivo da vida, quando descobre que mesmo com suas limitações é capaz de nadar, ele se liberta, passa a ser livre como uma borboleta.
      O mais belo desse filme é a visão do apresentador do Circo Borboleta, que consegue ver as possibilidades nas pessoas, muito além de suas deficiências; nos mostra que todos têm algo de valioso, algo com que possa contribuir.
      É importante sensibilizar o olhar e enxergar o lado positivo nas situações e nas pessoas. Não partir apenas do que falta, mas considerar aquilo que cada pessoa pode ter de valioso, de qualidade.
      Que esse filme nos faça refletir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário