sábado, abril 04, 2015

ATIVIDADES DE PÁSCOA: PARTE 1


Em 2015 nós do CEI Inconfidentes temos a proposta de comemorar a Páscoa de forma diferente, procuramos trabalhar o verdadeiro sentido da Páscoa, seus principais símbolos e, principalmente, deixando as práticas consumistas e de mercado, que estão por trás dessas comemorações, fazendo com que esqueçamos o significado dessa data.

Nossa proposta para este ano em relação às datas comemorativas consiste exatamente em proporcionar experiências ricas e diferenciadas às crianças, proporcionando que essas datas sejam de fato significativas.


Para a Páscoa promovemos diversas atividades, dentre elas podemos citar a visita de um coelho real, que proporcionou o contato das crianças com o animalzinho; as professoras nesse momento aproveitaram para trabalhar a questão do cuidado com o animal e o respeito com a natureza. O coelho por sua fecundidade simboliza a multiplicação dos filhos de Deus por todo o mundo.

Também contamos com a visita de um coelhão. A funcionária Tânia vestiu-se de coelho e foi visitar as turminhas levando um singelo presentinho: uma cenourinha. Aproveitamos nosso Projeto de Alimentação Saudável e promovemos esse momento de degustação de cenoura, um dos alimentos da dieta do coelho. Foi um momento rico de interação com as crianças. A Tânia interagiu de forma maravilhosa com elas, incentivando a degustação das cenouras.

O que nos faz perceber o quanto essa atividade diferenciada foi positiva é poder ouvir as crianças dos mini grupos contarem que receberam a visita do coelho e comeram cenoura; e ainda contar com o depoimento das professoras dos berçários que disseram que as crianças comeram bem as cenourinhas.
Agradecemos de forma especial as educadoras que contribuíram  para o desenvolvimento das atividades citadas e das atividades que foram desenvolvidas em sala de aula, como a exibição de vídeos, contação de histórias, caça ao coelho. Também agradecemos a Tânia que interpretou o coelho da Páscoa com muito carinho e interagiu com as crianças lindamente, fazendo desse momento uma experiência especial!

Nas próximas postagens vamos partilhar as fotos das atividades de Páscoa!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário