sexta-feira, abril 03, 2015

ADAPTAÇÃO DE ACOLHIMENTO


O primeiro contato com o ambiente escolar, o contato com o novo deixa a crianças retraídas e algumas famílias ficam inseguras em relação ao atendimento prestado aos seus filhos.

Cabe à escola planejar, no início do ano letivo, um período de acolhimento e adaptação com atividades e horários diferenciados.

Um bom acolhimento às famílias inicia-se no ato da matrícula. Esse primeiro contato é fundamental para que os pais sintam-se seguros. Dessa forma, funcionários da secretaria responsáveis pela matrícula devem atender bem, esclarecendo todas as dúvidas e informando sobre o funcionamento da escola: horários, início das aulas e outros esclarecimentos que se fizerem necessários.

O CEI Inconfidentes baseado na concepção de que cuidar e educar são ações indissociáveis propõe um período de adaptação e acolhimento como Projeto Institucional.

Os objetivos desse período são os seguintes:

·       Acolher bem as famílias desde o momento da matrícula;

·       Acolher às famílias priorizando momentos que expliquem a rotina do CEI, como na primeira reunião de pais;

·       Possibilitar a participação das famílias nos primeiros dias da rotina do CEI;

·       Estabelecer relação de confiança recíproca entre professores, crianças e famílias;

·       Receber crianças com atenção, cuidado e afeto;

·       Acolher com atividades planejadas priorizando o lúdico e a interação;

·       Amenizar a ansiedade da separação entre criança e a mãe ou responsável;

·       Estabelecer vínculos entre professor e criança.

 

 

Ações:

 

·       Reunião com todos os pais e a equipe gestora para apresentação de toda a equipe escolar e explicação sobre o período de adaptação;

·       Reunião de pais com os professores para apresentação da rotina do CEI;

·       Promoção de dias de adaptação com as crianças e famílias: os pais participam, juntamente com seus filhos, da rotina do CEI em horários especiais. Conhecem os espaços da unidade escolar e a proposta pedagógica. Nesse momento de interação com os pais os docentes conhecem um pouco sobre as crianças, como seus hábitos, comportamento etc.;

·       Atividades lúdicas e interativas que proporcionem a adaptação da criança à rotina do CEI;

 

 

Neste ano de 2015 recebemos aos pais com um delicioso café da manhã, visando interagir com todos.

Na sequência a diretora Karina apresentou toda a equipe escolar e explicou sobre o período de adaptação. Depois as professoras fizeram uma reunião com os pais das turminhas correspondentes.

Consideramos esse primeiro momento muito positivo, tendo em vista que neste ano temos muitas famílias novas, pois nossa escola conta com  turmas de Berçário I e Berçário II. Seguem as fotos desse período de Adaptação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário