O primeiro contato com
o ambiente escolar, o contato com o novo deixa a crianças retraídas e algumas
famílias ficam inseguras em relação ao atendimento prestado aos seus filhos.
Cabe à escola planejar,
no início do ano letivo, um período de acolhimento e adaptação com atividades e
horários diferenciados.
Um bom acolhimento às
famílias inicia-se no ato da matrícula. Esse primeiro contato é fundamental
para que os pais sintam-se seguros. Dessa forma, funcionários da secretaria responsáveis pela
matrícula devem atender bem, esclarecendo todas as dúvidas e informando sobre o
funcionamento da escola: horários, início das aulas e outros esclarecimentos
que se fizerem necessários.
O CEI Inconfidentes
baseado na concepção de que cuidar e educar são ações indissociáveis propõe um
período de adaptação e acolhimento como Projeto Institucional.
Os objetivos desse
período são os seguintes:
·
Acolher bem as
famílias desde o momento da matrícula;
·
Acolher às
famílias priorizando momentos que expliquem a rotina do CEI, como na primeira
reunião de pais;
·
Possibilitar a
participação das famílias nos primeiros dias da rotina do CEI;
·
Estabelecer
relação de confiança recíproca entre professores, crianças e famílias;
·
Receber crianças
com atenção, cuidado e afeto;
·
Acolher com
atividades planejadas priorizando o lúdico e a interação;
·
Amenizar a
ansiedade da separação entre criança e a mãe ou responsável;
·
Estabelecer
vínculos entre professor e criança.
Ações:
·
Reunião com
todos os pais e a equipe gestora para apresentação de toda a equipe escolar e
explicação sobre o período de adaptação;
·
Reunião de pais
com os professores para apresentação da rotina do CEI;
·
Promoção de dias
de adaptação com as crianças e famílias: os pais participam, juntamente com
seus filhos, da rotina do CEI em horários especiais. Conhecem os espaços da
unidade escolar e a proposta pedagógica. Nesse momento de interação com os pais
os docentes conhecem um pouco sobre as crianças, como seus hábitos,
comportamento etc.;
·
Atividades
lúdicas e interativas que proporcionem a adaptação da criança à rotina do CEI;
Neste ano de 2015 recebemos aos pais com
um delicioso café da manhã, visando interagir com todos.
Na sequência a diretora Karina
apresentou toda a equipe escolar e explicou sobre o período de adaptação.
Depois as professoras fizeram uma reunião com os pais das turminhas
correspondentes.
Consideramos esse primeiro momento muito
positivo, tendo em vista que neste ano temos muitas famílias novas, pois nossa
escola conta com turmas de Berçário I e
Berçário II. Seguem as fotos desse período de Adaptação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário