terça-feira, agosto 04, 2015

RELATO DE PRÁTICA: SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES SOBRE A ÁGUA E A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM

PROFESSORA NOEMI VIANA DUDA
 
MINI GRUPO I A



JUSTIFICATIVA: A água é um grande e precioso bem para os seres vivos, é importante mesmo em tenra idade nossas crianças saberem da sua importância e da preservação deste recursos para nossas vidas já que está escassa.

OBJETIVOS:
-Compreender a importância da agua para todos seres vivos animais,plantas e seres humano; -
- Conhecer os malefícios trazidos pela água suja e contaminada;
-Reconhecer os elementos prejudiciais à natureza;
-Adquirir a consciência da importância da reciclagem para o meio ambiente;
- Identificar para selecionar os materiais;
- Despertar cada criança bons hábitos para que tenham uma vida saudável.



ATIVIDADES


Para iniciar foi realizada uma roda de história, lemos o livro: “Guigo, o peixinho brincalhão”, que aborda o assunto de uma lagoa limpa, que um dia jogaram uma garrafa e o peixinho Guigo foi parar dentro dela. Como era amado por todos, os peixinhos se ajuntaram de maneira que chamassem atenção de quem estivesse por perto. Umas crianças  enquanto nadavam perceberam  e levaram o peixinho para que o pai pudesse tirá-lo da garrafa. Foi então que esta família percebeu que a lagoa estava suja, fizeram um mutirão e limparam os animais que ali viviam e ficaram muito felizes.

 Após a história fizemos a ilustração com duas garrafas pet: uma com água limpa e a outra, junto da presença deles, fomos colocando papel de bala, e acrescentamos pó de café, para simular a terra.

Emanuel disse: “Que água suja”!


A professora conversou com eles enfatizando que todo o lixo jogado nas ruas pode sujar os rios e água, mudando sua cor e cheiro.


Camilly associou a informação à sua realidade e disse: “Lá na minha rua tem latinha de cerveja, papel de chiclete”.

Nicollas também falou: “Eu já vi papel de bala”. Foi explicado que quando o lixo é jogado nas ruas vem a chuva e leva para os rios e a água fica suja e contaminada.

A educadora questionou: “Vocês podem beber da agua suja?”
 
As crianças em coro responderam : “Não”!
Camilly disse : “Não, aí a gente fica doente e vai pro médico”.
A educadora Noemi respondeu: “Sim além de ficar doente algumas pessoas morrem, até mesmo os animais e, principalmente, os aquáticos como os peixinhos.
A professora trouxe em uma roda de conversa duas imagens do rio sujo e limpo. E mostrou para eles as imagens deixando-os manusear.
Durante o manuseio as crianças dialogaram e interagiram:
Eduardo disse: “eu vi uma bola  e a garrafa”.
Nicollas e Camilly comentaram: “Este rio está cheio de sujeira”.
Heloisa observou: “Olha a boua(bola)”.
Henrique disse: “Nossa que garrafa suja, ecaa”.
A imagem do rio sujo chamou mais atenção do que o rio limpo,eles queriam ver tudo que foi jogado no rio.
A professora pediu  a colaboração dos pais solicitando que levassem  algumas embalagens.
Depois das rodas de conversa sobre os materiais que podem poluir os rios, assistimos o vídeo  Reciclando com a Pepa, já que é um desenho conhecido dentro do repertório das crianças.Eles prestaram bastante atenção e por ser um vídeo curtinho pediram para passar novamente.
Depois que assistiram foi explicado que poderiam separar os matérias como a Pepa para facilitar na reciclagem e que podemos fazer o  reaproveitamento dos materiais que consideramos lixo depois de descartados. Trouxemos em outro momento as caixas separadas por cores relativas à coleta seletiva.
Foi explicado a função de cada material e colocamos cada material, falando de forma que compreendessem como a lata de leite e de refrigerante devemos colocar na caixa amarela.
Camilly enfatizou: “E a de cerveja também”.
Os potes de danone e garrafas de plástico devem ser depositados  na caixa vermelha.
Os papéis devem ser colocados na caixa azul, e a verde são para os copos de vidro ou prato que podemos colocar. Mostramos o copo, mas explicamos que não poderia ficar ali para exposição, pois eles podiam se machucar. Depois cada criança escolheu um material que queria colocar na caixa.
 
Finalizamos essa sequência de atividades  construindo um brinquedo de garrafa pet o vai e vem.
Considerações finais:
Embora seja um tema complexo é atual devido a crise hídrica que estamos enfrentando. Considerando as crianças como seres em desenvolvimento e futuros cidadãos, resolvemos trabalhar este assunto de uma forma simples e lúdica, possibilitando que pudessem compreender. As atividades foram aproveitadas pelas crianças e tivemos algumas devolutivas em uma reunião de pais, na qual uma criança ao ver a imagem  referente esse momento, fez um comentário sobre a atividade e os pais no momento relataram as atitudes das crianças em casa, quanto ao material descartado e a poluição dos rios.
 
Veja as fotos a seguir:
 
 
 


 

3 comentários:

  1. As professoras estão de parabéns é muito importante as crianças aprenderem a importância da água, reciclagem e tudo que faz bem a natureza e a nossa saúde....parabéns CEI inconfidentes.

    ResponderExcluir
  2. As professoras estão de parabéns é muito importante as crianças aprenderem a importância da água, reciclagem e tudo que faz bem a natureza e a nossa saúde....parabéns CEI inconfidentes.

    ResponderExcluir
  3. As professoras estão de parabéns é muito importante as crianças aprenderem a importância da água, reciclagem e tudo que faz bem a natureza e a nossa saúde....parabéns CEI inconfidentes.

    ResponderExcluir